Como todos sabem, um dos meus esportes favoritos do momento é o ciclismo. Mas a minha vontade de pedalar não vem de hoje. Na época do vôlei eu já queria fazer ciclismo. Quando se começa a pedalar é natural que você caia.
Eu não fazia porque poderia me lesionar, e me machucando eu ficaria fora dos jogos de temporada.
Me lembro que o Bernardo começou antes de mim e eu já estava fascinada, mas não podia porque jogava. Então logo que me aposentei eu não pensei duas vezes em começar no ciclismo.
Uma de suas modalidades é o mountain bike, que eu também pratico. Eu tinha duas opções ótimas de esporte. Um para a cidade e outro para o campo. É o mesmo esporte, a diferença de um para outro é o atrito do terreno e o tipo de bicicleta que você vai usar, a grossura do pneu e talvez um equipamento de segurança mais robusto. Vai de cada um.
Mas o que mais me chamou a atenção no ciclismo é o fato de que não desgasta o seu joelho. Para quem me conhece e acompanha a minha carreira, sabe que no final da minha última temporada eu estava jogando à base de anti-inflamatórios. Porque, anos de vôlei me resultaram em condromalácia nos meus dois joelhos. Correr para mim, não era uma opção. Depois eu soube de mais benefícios e quero te incentivar a adotar o ciclismo como um estilo de vida.
Benefícios do Ciclismo
- Emagrecimento.
- Melhora da resistência muscular.
- Proporciona bem estar.
- Ganho de condicionamento físico — aumento do fôlego.
- Baixo impacto nas articulações.
- Controla a glicemia no sangue (aqui está o meu segredinho, do porquê eu tomo um copo de caldo de cana toda vez que vou pedalar, eu gasto em seguida).
- Ajuda a regular a pressão arterial.
- Mantém o corpo ativo e preserva a idade biológica do corpo.
- Para quem tem artrite e artrose, é recomendado como fisioterapia para recuperação de lesões.
- É um paliativo para preservar a saúde mental.
- Contribui para a saúde intestinal.
- É um esporte integrativo, pode fazer com a família, amigos, namorado.
Tudo isso aqui são os benefícios que eu encontrei na prática do ciclismo. E eu nem mencionei que o cenário é surreal de bonito. Quando eu pedalo em São Paulo, eu tenho a cidade à minha disposição. Quando estou no Rio, o mar e às vezes as montanhas. É delicioso! Faça!
Fico por aqui desejando que você vá pedalar também. Se tem algo que você nunca vai esquecer, é andar de bicicleta. É para a vida toda!
Um forte abraço.
Fernanda Venturini.
Fontes Auxiliares:
PROMOVENDO O USO DA BICICLETA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISI
CA/artigos/ciclismo.pdf