Atualmente podemos observar que o uso da bicicleta vem crescendo cada vez mais nas cidades como meio de transporte e de lazer. Os estímulos para pedalar aparecem por vários motivos. Um deles é que a bicicleta proporciona ao corpo humano uma melhora na qualidade de vida. Motivos para pedalar não faltam, mas é necessário saber que, mesmo utilizando a “bike” poucas vezes durante a semana, os benefícios já começam a aparecer: emagrecimento, aceleração do metabolismo, queima de calorias, dentre outros e com isso, evita-se acúmulo de gordura, havendo também uma melhora significativa na resistência muscular.

1. Emagrece
O ciclismo regular, praticado de duas a cinco vezes por semana, junto a uma alimentação equilibrada, é uma estratégia muito eficiente para quem deseja emagrecer. Perder peso é um objetivo de muitas pessoas, mas nem todos conseguem chegar ao alvo de forma saudável. Com essa atividade, você consegue queimar calorias de modo menos desgastante e mais prazeroso.
2. Melhora a musculatura
Outro benefício do ciclismo é melhorar a musculatura, já que a prática regular dessa atividade desenvolve diversos músculos. Isso acontece, principalmente, nos glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas, contribuindo para o fortalecimento do corpo e, até mesmo, com a aparência.
3. Melhora a respiração e a circulação sanguínea
A prática de qualquer exercício, entre eles o ciclismo, ajuda a melhorar o condicionamento físico. Ao longo do tempo, o seu corpo se habitua a esse tipo de esforço, melhorando o seu ritmo e a constância na respiração, o que oferece mais fôlego e tranquilidade para respirar no cotidiano.
4. Protege o coração
Dentre os vários benefícios dessa atividade, é importante ressaltar que ela reduz o risco de doenças cardiovasculares. Ao andar de bike, você consegue minimizar a possibilidade de diversas enfermidades, como complicações cardíacas, diabetes tipo 2 ou, até mesmo, câncer.
5. Regula a pressão arterial
Os músculos não são as únicas partes do corpo beneficiadas pelo pedal regular. As artérias e veias também são estimuladas, sendo que a contração e o relaxamento delas se tornam mais rápidos, o que auxilia a baixar a pressão arterial.
6. Reduz o impacto nas articulações
A corrida e a maioria dos esportes coletivos prejudicam as articulações do joelho ao longo do tempo. Isso não acontece com a bicicleta, que reduz o impacto na articulação e em outras partes do corpo.
7. Melhora a saúde mental
A saúde mental é uma das grandes preocupações da vida moderna, pois a soma de afazeres e a pressão do dia a dia levam muitas pessoas ao estresse, ansiedade e depressão. Para reverter quadros como esses, e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bicicleta é uma das melhores soluções.
8. Economiza dinheiro
Os benefícios do ciclismo não se resumem apenas a aspectos físicos, já que essa prática pode ajudar a economizar dinheiro. Isso acontece quando você deixa de utilizar o carro para alguns deslocamentos, como ir ao trabalho, ao clube ou a alguns estabelecimentos que sejam perto da sua casa.