Sintomas de cortisol alto: como o estresse se manifesta no dia a dia

You are currently viewing Sintomas de cortisol alto: como o estresse se manifesta no dia a dia

À medida que a tecnologia avança, somos forçados a adaptar constantemente nosso jeito de viver.

Há milhares de anos, por exemplo, o ser humano precisava caçar para ter comida. Hoje, temos tudo à disposição no supermercado, o que reduz drasticamente o nível de atividade física que precisamos realizar para nos alimentarmos. Ao mesmo tempo, a velocidade com que temos de processar informações hoje em dia é infinitamente maior.

Corpo parado, mente sobrecarregada… dois grandes fatores que contribuem para o estresse crônico, dentre tantos outros presentes no nosso cotidiano. O fato é que o estresse faz parte da nossa adaptação às condições do mundo e isso não é algo negativo, pelo contrário, é vital para nossa sobrevivência. O problema começa quando esta reação se torna persistente e excessiva.

Sintomas do estresse

Uma das principais substâncias que atuam em nosso corpo durante um episódio estressante é o cortisol. Conforme descrição da organização médica Mayo Clinic, este hormônio desencadeia reações como elevação de açúcares na corrente sanguínea e disponibilização de substâncias reparadoras de tecidos. Ele também suprime os sistemas digestivo e reprodutivo, e o processo de crescimento. Tudo para nos dar o máximo de capacidade de agir em uma situação de risco.

Dá para imaginar por que é tão ruim se expor a períodos prolongados e persistentes de estresse, né?

Como qualquer outro hormônio, o cortisol necessita se manter em níveis equilibrados. Caso ele esteja presente em excesso no organismo, pode originar sintomas e problemas. Segundo a Mayo Clinic, os principais são:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Problemas digestivos;
  • Dores de cabeça;
  • Tensão e dor musculares;
  • Infarto, hipertensão arterial e derrame cerebral;
  • Problemas de sono;
  • Ganho de peso;
  • Prejuízo à memória e concentração.

Se você observa sintomas de estresse no seu dia a dia e se preocupa com as possíveis consequências disso, não deixe de conversar com um médico ou médica da sua confiança. Há inúmeras alternativas para lidar melhor com
fatores estressantes e também para reduzir o impacto negativo do estresse no corpo.

Beijão

Referências:
Cortisol (hormônio do estresse): o que é e para que serve: https://www.tuasaude.com/cortisol/
A fisiologia do estresse: http://www.usp.br/claro/index.php/tag/fisiologia/#:~:text=Em%20sua%20fase%
20inicial%2C
Chronic stress puts your health at risk: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/stress-management/in-depth/stress/art-20046037