Hoje em dia, a exposição à luz não acaba quando o sol se põe. O estresse constante nos faz perder o sono, e rotinas exaustivas nos impedem de dormir tanto quanto precisaríamos.
E se eu te contar que tudo isso, a longo prazo, tende a colocar nosso corpo na direção de doenças crônicas e complicações possivelmente graves, como hipertensão e diabetes?
Preocupante, sim, mas nós temos em mãos ferramentas que nos permitem prevenir esses desfechos. A higiene do sono é uma delas.
Além da prática de atividades físicas e da alimentação, o sono é sem dúvida nenhuma um dos grandes pilares do meu bem-estar (no meu canal no YouTube – FernandaVenturinin14 -, já conversei sobre isso com o Dr. Lucas Rezende, médico especialista na chamada medicina do estilo de vida).
Estou acostumada não só a dormir cedo, antes das 23 horas, como também tenho o hábito de acordar com os primeiros raios de sol. E esta é uma das recomendações dentre as práticas da higiene do sono.
O que dormir pouco ou mal causa no organismo?
Como comentei, estamos constantemente vidrados no celular, pensando em trabalho, tensos devido à rotina. Na hora de dormir, deixar a televisão ligada é um hábito muito comum.
Este é apenas um dos fatores que geram um sono de má qualidade, comprometendo uma das bases da nossa saúde.
No canal, o Dr. Rezende explica, por exemplo, que dormir pouco ou dormir mal impede que o cérebro faça uma “faxina” noturna necessária para que tenhamos boa memória, foco e disposição durante o dia.
Além disso, é durante o sono que produzimos hormônios como a melatonina e o GH, substâncias antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.
Alterações no sono ainda atrapalham o equilíbrio de substâncias que agem sobre a fome e aumentam a resistência insulínica, fatores que podem ter relação com doenças metabólicas.
Higiene do sono: o que é?
A prática da higiene do sono está diretamente relacionada ao ganho de qualidade de vida. Nada mais é do que preparar o corpo e o ambiente para uma noite de máximo descanso.
Existe um conjunto de hábitos para incluir ou deixar de lado no dia a dia para chegar neste resultado.
Mas o mais importante é se conscientizar sobre a influência que os seus hábitos têm sobre a sua saúde. Somos responsáveis por cuidar da nossa casa física e mental. E temos as ferramentas literalmente nas mãos!
Como a higiene do sono é feita
Conforme explica o Dr. Rezende, a higiene do sono pode incluir:
- Tomar um banho morno antes de se deitar, para relaxar;
- Consumir uma bebida reconfortante e calmante à noite, como chá de camomila ou de erva-doce;
- Ler algo agradável antes de dormir;
- Meditar por cinco minutos antes do sono;
- Orar ou se conectar com a espiritualidade à noite;
- Reduzir o tabagismo e o consumo de álcool e café ao longo do dia;
- Diminuir os ruídos do ambiente de sono ao máximo (desligar a televisão, por exemplo);
- Deixar o celular de lado nas últimas horas antes de dormir;
- Buscar auxílio profissional para problemas como depressão, ansiedade e estresse crônico.
Compartilhe com quem você quer que tenha uma vida longa e plena e lembre-se: assim como a boa alimentação e o exercício físico, cuidar do nosso sono é prevenir para não ter de remediar no futuro!
Assista à entrevista completa com o Dr. Lucas Rezende: