É bem sabido que o exercício físico é um dos grandes pilares do bem-estar por uma série de motivos e tem até efeitos sobre problemas relacionados à saúde mental.
Mas você sabia que dá para usufruir destes benefícios sem necessariamente se dedicar à prática esportiva?
É o que propõe um estudo publicado nos últimos anos, em que pesquisadores na Alemanha investigaram o impacto das chamadas “atividades sem exercício” no nosso cérebro.
Esse tipo de atividade nada mais é do que as nossas ações cotidianas, como subir escada, andar até um ponto de ônibus, fazer faxina, entre outras.
A conclusão da pesquisa é impressionante: apesar de não serem modalidades de exercício como musculação, por exemplo, estas atividades se provaram benéficas para a saúde mental, especialmente em pessoas com mais risco de desenvolver transtornos psiquiátricos.
Além disso, eles constataram que fazer este tipo de atividade prende a nossa atenção e movimenta o nosso corpo sem necessariamente cansar tanto. Isso fez muitos dos participantes do estudo se sentirem mais enérgicos, satisfeitos, otimistas e alertas.
E mais: o aumento de energia permaneceu mesmo nos momentos em que as pessoas não estavam fazendo as tais atividades.
Conclusão? Pode até parecer pouca coisa investir no hábito de ir a pé ao mercado, limpar a casa ou pegar as escadas em vez de um elevador, mas estas atividades podem ser o impulso que você precisa para começar a se exercitar. Um verdadeiro antídoto para o seu desânimo! Bora se mexer?
Referência: